TENHO UM PROJETO PRONTO PARA CONSTRUÇÃO TRADICIONAL DE TIJOLOS, POSSO TRANSFORMAR PARA STEEL FRAME?

Como estamos em um mercado de transição, onde quase 100% dos projetos são desenvolvidos para o sistema convencional em alvenaria de tijolos e estrutura de concreto, a pergunta se é possível transformar o meu projeto que já tenho em execução em Steel Frame?

                 A resposta é SIM e NÃO….. como assim???

 O primeiro SIM é que todo e qualquer projeto desenvolvido para sistemas convencionais pode ser convertido para Steel Frame sem nenhum tipo de limitação, PORÉM, isto pode NÃO ser econômico.

                 Como assim?? Em Steel Frame a execução não se equipara a sistemas tradicionais??? Li isto aqui mesmo nestes textos???

Para melhor explicar é importante entender que apesar de mesmas funções (prédio de moradia ou comercial) os PROJETOS para diferentes sistemas construtivo é diferente, como por exemplo em um carro que podemos utilizar um chassi de determinado modelo (Um Fusca por exemplo) e colocar um motor muito mais potente. É possível, porém você não tem ao final o projeto original do FUSCA e com certeza terá um produto mais CARO e provável que você não possa acelerar tudo pois você terá riscos a sua segurança.

 Para você ter eficiência econômica é IMPORTANTE que você desenvolva o seu PROJETO para o sistema construtivo que você escolheu.

 Quer dizer que eu não posso escolher o sistema construtivo DEPOIS de ter o meu projeto???

 Como já coloquei anteriormente você pode SIM, porém isto pode lhe custar mais, será mais racional você escolher o sistema ANTES.

 Mas isto então significa que vou ter que escolher o ARQUITETO ou ENGENHEIRO pelo sistema construtivo que ele desenvolve?

 A resposta é novamente NÃO, pois ambos profissionais estão habilitados para execução de qualquer um dos sistemas, e DESCONFIE quando um lhe disser que só desenvolve em um único sistema, isto seria como um CORRETOR IMOBILIÁRIO dizer para você que só vende um determinado estilo de casas e em determinadas regiões. O CORRETOR IMOBILIÁRIO também é um profissional habilitado para lhe passar informações adequadas para a SUA NECESSIDADE.

 Mas então, o que são estas diferenças??? Existem limitações???

 Posso explicar um pouco melhor, mas como estou em um texto mais genérico e não técnico vão alguns pontos importantes:

 VÃOS LIVRES: para alcançar grandes vãos livres, o Steel Frame necessita do que chamamos de AÇO PESADO, ou seja, grandes vigas e pilares de metal que no Brasil tem valores muito altos além de necessitar de Guindastes para sua colocação. Já o concreto armado, técnica extremamente desenvolvida no Brasil (somos o terceiro pais no mundo em tecnologia de concreto) tem custo/benefício muito melhor do que o aço, portanto se você não abre mão de grandes vãos (estamos falando aí de vãos acima de 5 metros) talvez a melhor opção de custos seja utilizar o sistema tradicional ou utilizar o sistema misto que é o “esqueleto” em concreto e os fechamentos em Steel Frame.

DETALHES DE FACHADA: Se você gosta de detalhes nas fachadas e internos, como frisos, nichos, diferentes materiais planos inclinados, com certeza você terá muito mais opção no Steel Frame, pois “desenhar” estes detalhes no reboco se torna absurdamente caro e nem sempre com resultados satisfatórios.

ALTERAÇÃO FUTURA: Ambos os sistemas são complicados para alterações futuras, pois se foram utilizadas as paredes estruturais qualquer alteração sempre requer acompanhamento especializado e seus custos sempre serão elevados. Se você quer ter a possibilidade de alteração constante (projetos de lojas e escritórios comerciais ou mesmo residencial) opte por sistema de estrutura independente do fechamento, podendo ser a estrutura em aço pesado ou em concreto armado e fechamentos externos em Steel Frame ou tijolos e fechamentos internos em Steel Frame Drywall ou tijolos.

 

FICOU EM DUVIDA???? Mande o seu comentário para que ele possa ser publicado, sua dúvida pode ser de muitos.

Não acompanhou os textos anteriores aqui o Link Texto1 Texto2 Texto3

 

Rafael Brentano

Arquiteto e Urbanista

Extensão em gerenciamento de Resíduos Sólidos

Integrador de sistemas de Automação Residencial

Diretor Aquira Construções Ltda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *