Parede de Tijolos, Drywall ou Stell Frame??? Saiba as principais diferenças.

Nos textos anteriores

falamos sobre as principais diferenças do novo sistema que está chegando ao Brasil, se você não acompanhou clique no TEXTO 1 e TEXTO2.

 Neste texto iremos de forma objetiva colocar as principais característica da PAREDE de Steel Frame, quais as suas vantagens e quais os diferentes tipos.

 Para início iremos diferenciar o que são paredes de Drywall e em Steel Frame, pois ambas são utilizadas nos sistemas de construção à seco.

 DRYWALL em tradução livre é “Parede Seca”, conhecida também por paredes em GESSO ACARTONADO.

 LIGHT STEEL FRAME em tradução livre é estrutura em Aço leve. Conhecida também por fechamentos estruturados com placas cimentícias.

 A principal diferença entre a Parede de Steel Frame e Drywall está em sua resistência a impactos e o local de instalação. Para entendermos melhor começamos pelo seu núcleo:

 DRYWALL:          Estrutura em perfil galvanizado com espessuras de 0,45mm

STEEL FRAME:   Estrutura em perfil galvanizado com espessuras a partir de 0,95mm

DRYWALL:          Placas em gesso acartonado para fechamento com espessura de 10 a 18mm

STEEL FRAME:   Placas cimentícias espessura de 8 a 30mm

DRYWALL:          Fixação placas com parafusos fosfatizados ponta agulha.

STEEL FRAME:   Fixação placas com parafusos de aço inox ponta broca e aletado.

DRYWALL:          Tratamento de juntas com massa de gesso e fita de papel especial

STEEL FRAME:   Tratamento de juntas com fitas de poliéster, massa elastomérica e Base Coat que é um tratamento sobre toda a superfície da parede com massa cimentícia e tela em poliéster.

DRYWALL: Não é utilizado mantas hidrofuga (para controle de umidade da parede)

STEEL FRAME: Utiliza manta hidrofuga para evitar entrada de umidade e permite a passagem da umidade para o exterior.

AMBOS SISTEMAS: Podem utilizar placas de OSB (madeira com tiras orientadas) para reforço.

 

Portanto a Parede em Drywall funciona como divisórias internas, pois  possui resistência limitada a umidade e são mais frágeis. O tratamento térmico e acústico assim como no Steel Frame é o mesmo e muito superior a paredes convencionais em tijolos de vedação.

 

Já o Steel Frame é uma parede com resistência maior tanto a impactos como resistência a umidade e chamas, sendo, portanto, adequado tanto para fachadas externas, divisas de apartamentos e também para paredes internas.

O Drywall é um sistema mais econômico com grande eficiência, superando em muito as normas de desempenho, porém, para quem não abre mão de uma parede com resistências iguais ou superiores a de tijolos o Steel Frame é o sistema mais adequado.

 

Para fixação de mobiliário o sistema drywall necessita a aplicação do Painel OSB, portanto, sendo utilizado nos banheiros, lavanderia, depósitos e cozinha. Quadros e prateleiras mais leves são fixadas diretamente no gesso com buchas especiais, hoje encontradas em qualquer ferragem.

Já a fixação de mobiliário e paredes de Steel Frame não exige os painéis de OSB, uma variedade muito grande de fixadores (buchas) está disponível para o sistema e a novidade é que prateleiras e quadros com pesos menores sequer necessitam de bucha para fixação, utilizando somente o parafuso direto na parede.

Ainda o Steel Frame pode ser utilizado para execução de churrasqueiras, Lareiras, muros de divisas de terrenos, enfim substitui com vantagens tanto o Drywall como a parede de tijolos convencional.

 

Construtoras e Incorporadoras já utilizam largamente o sistema de drywall, pelas suas grandes vantagens sobre o tijolo convencional. Já o Steel Frame vem chegando mais devagar, pois o seu custo e principalmente a mão de obra ainda é limitado no Brasil.

 

Pense bem ao adquirir ou construir seu próximo Imóvel, pois estes diferenciais trazem tanto valorização imobiliária com também uma flexibilidade futura de alterações e adaptações muitas vezes impossíveis no sistema de alvenaria tradicional em tijolos.

 

Rafael Brentano

Arquiteto e Urbanista

Extensão em gerenciamento de Resíduos Sólidos

Integrador de sistemas de Automação Residencial

Diretor Aquira Construções Ltda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *